Ícone do site Pelos e Focinhos Clínica e Hospital Veterinário Novo Hamburgo

Grávidas e gatos: mitos e verdades sobre essa relação

campo-grávidas-e-gatos

Muitas mulheres grávidas são aconselhadas a doarem os seus gatinhos durante a gestação. Isso porque os felinos são potenciais transmissores da toxoplasmose, uma doença perigosa para as gestantes. Inclusive, é comum ouvir mitos sobre a convivência entre grávidas e gatos.

No entanto, as chances de infecção por conviver com o bichinho são baixíssimas e, além disso, é uma doença facilmente evitada.

Vamos entender melhor o que é a toxoplasmose e porque você não precisa ter medo dos felinos, caso esteja esperando um bebê?

Continue a leitura e confira!

Mitos e verdades sobre grávidas e gatos

A toxoplasmose é uma doença causada por um parasita chamado Toxoplasma gondii e é transmitida através das fezes dos gatos, da ingestão de carnes cruas ou mal passadas que estejam contaminadas ou, ainda, através de verduras e vegetais crus que estejam contaminados.

Se uma gestante for infectada, ela corre o risco de abortar ou o bebê pode nascer com problemas congênitos. Porém, se ela já tiver entrado em contato com o parasita no passado, o risco é quase nulo, já que desenvolve-se os anticorpos.

Somente 1% dos gatos disseminam a toxoplasmose. Os gatos pegam a doença quando caçam e se alimentam de animais infectados, como ratos e pássaros. Assim, os ovos da toxoplasmose, os oocistos, são expelidos junto com as fezes do gato.

Ainda assim, eles só podem infectar uma pessoa ou animal se ficarem expostos a temperaturas acima de 36 graus por mais de dois dias.

Portanto, é mito afirmar que grávidas e gatos não podem conviver tranquilamente. Os gatos são um dos animais mais limpos e higiênicos e não há perigo nessa relação.

Cuidados para evitar a toxoplasmose e a contaminação

Ainda assim, muitas gestantes ficam receosas com os seus gatinhos. Não há motivo para preocupação e, com algumas medidas simples e cuidados com os pets no verão e no inverno, os felinos só trazem boas energias para a família que irá receber um bebê.

Confira alguns cuidados para evitar a toxoplasmose e a contaminação:

Com esses cuidados, não há motivo algum para as gestantes não conviverem tranquilamente com os gatinhos, os quais são injustiçados ao serem associados à toxoplasmose.

A Pelos e Focinhos é uma Clínica Veterinária 24 horas. Nossa localização conta com estacionamento, segurança, câmeras e muito mais. Venha nos visitar e conhecer nosso espaço na Avenida Primeiro de Março, número 771, Centro, Novo Hamburgo. 

Entre em contato conosco pelos telefones (51) 3939-5040, (51) 3273-9259 e WhatsApp (51) 98283-4000. Será um prazer atendê-lo!

Sair da versão mobile